Tudo o que você precisa saber
para um dia a dia com mais saúde.

 

Paladar é moldado desde a amamentação

Aos olhos da ciência, o mecanismo que permite sentir sabores é igual para todo mundo. Já gosto pessoal é outra coisa. Nenhum prato que seja montado em bufê vai sair exatamente igual ao outro, porque o paladar de cada pessoa é único e não nasce com a pessoa. Ele vai sendo formado ao longo dos anos pelas experiências, assim como os livros que lemos, os lugares e as pessoas que conhecemos. Ele é um patrimônio que orienta o nosso dia a dia, as nossas escolhas.

Para escolher, precisamos aprender a reconhecer as diferenças. Nos primeiros dias de vida, vem a lição que ninguém esquece. É espantoso, mas o leite materno não é igual durante todas as horas do dia.

“A criança que é aleitada ao leite materno já conhece diversos sabores. O leite materno muda de sabor conforme a alimentação da mãe, diferente de uma criança que é amamentada com mamadeira, que o sabor é sempre o mesmo, não muda. Ou seja, o aleitamento favorece a formação de um paladar mais rico. A criança vai ter mais predisposição para experimentar o alimento diferente, aquele que é novo”, explica a nutricionista Isa de Gouveia Jorge, da Universidade de São Paulo (USP).

Fonte:

 http://g1.globo.com/globo-reporter/noticia/2011/05/paladar-e-moldado-desde-amamentacao-afirma-nutricionista.html

 
 
Saúde Digestiva
Você sabia que sem uma boa digestão, não há tratamento estético que resolva por muito tempo?? É de uma boa digestão que depende a beleza da pele, dos cabelos e das unhas. E quando falamos em beleza temos de pensar nos ossos, afinal, nenhuma beleza se sustenta num corpo com ossos ‘fracos’: imagine sustentar uma bonita postura sem ‘força’ nos ossos responsáveis por isso? E como manter um belo sorriso e um rosto uniforme se toda região mandibular estiver comprometida? Então, se você está pensando em iniciar um tratamento estético, já iniciou, ou está em fase final, ainda dá tempo de colocar em práticas dicas preciosas para um melhor resultado final. Para uma boa digestão é importante escolher alimentos de qualidade e de boa procedência. Dentre os responsáveis para uma boa digestão estão o orégano e o alecrim, ervas deliciosas para você usar como tempero, além do vinagre de maçã. Para preparar a comida o melhor óleo neste caso é o de coco. Cereais integrais como o arroz integral, a quinua e o amaranto vão bem tanto nas refeições principais com molhos, sopas, bem como nos lanches, com frutas, sucos e iogurtes. Sementes como a de girassol e a de linhaça também são recomendadas sobre a salada ou nos intervalos das refeições. Além do tudo- de- bom, chá de hortelã. Para a saúde dos ossos, evite refrigerantes e adoçantes artificiais – tudo que é excessivamente químico é contra a saúde dos nossos ossos. Por outro lado, a semente de gergelim, algas marinhas, óleo de fígado de bacalhau e,o colágeno – segundo alguns estudos recentes têm demonstrado. Não podemos esquecer da dolomita – hoje é possível encontrar barras de cereais gostosas e com dolomita. Fácil, heim!? Se você já está com uma boa digestão, com a absorção de minerais e vitaminas garantidas, tenho certeza de que suas unhas já não apresentam mais manchas, não ‘quebram’ nem descamam com facilidade; seus cabelos já não caem e nem estão ‘quebradiços’, e sua pele já está mais ‘firme’, assim como seus ossos que já estarão muito mais fortes. Para manter isso, use cacau em pó orgânico em substituição ao chocolate em bolos, no leite e nas sobremesas; tome sucos de frutas vermelhas (uva, framboesa,mirtilo, cranberry [em português, oxicoco]); coloque açaí, nozes e castanhas no seu cardápio que, apesar de suas calorias, essas calorias são boas e essenciais ao organismo – além disso, depois você pode tomar chás branco e verde para melhorar o metabolismo e praticar atividades físicas. DRA. PATRÍCIA MILARÉ LONARDONI NUTRICIONISTA CLÍNICA, MATERNO- INFANTIL, FUNCIONAL, ESPECIALISTA EM NUTRIÇÃO NO EXERCÍCIO E NO ESPORTE Fone(19): 3443- 3236 –e-mail: patricia.milare@itelefonica.com.br
 
 
A famosa “Síndrome Pré- Menstrual”
T.ô P.’ra M.orrer A famosa “Síndrome Pré- Menstrual” Devido às alterações hormonais que ocorrem todos os meses no corpo da mulher (e das meninas que se tornaram MULHERES), muitas padecem de T.P.M. que é uma síndrome repleta de sintomas físicos e emocionais, que martirizam nosso bem- estar e interferem no desempenho de funções rotineiras e habituais como trabalhar, namorar, malhar, estudar e comer. Mas, tenho várias boas notícias. A primeira é que ela tem tratamento e, melhor que isso, tem cura. A segunda boa notícia é que esse tratamento e, consequentemente, sua cura está ao nosso alcance e é bem mais fácil do que imaginamos. O QUE É NORMAL?? É normal sentir: fraqueza; insônia ou aumento do sono; irritabilidade, depressão. É super normal ter: dores de cabeça; dores nas mamas, em membros inferiores; dores musculares e dores pélvicas. Também é normal: o inchaço; o ganho de peso; o aumento de mamas; a dificuldade de concentração; a ‘famosa’ ansiedade; o aumento do apetite; a dificuldade de tomar decisões; o abdome ‘estufado’; as náuseas e, inclusive, os vômitos; o intestino ‘preguiçoso’ e a presença de acne. Pode não parecer tão normal, mas ainda o é: taquicardia; aumento ou queda da libido; ficar mais agressiva; sentir calores; assim como, querer ficar sozinha. NÃO É NORMAL e você deve procurar ajuda: se pensar em suicídio. Para fazer parte da minoria ‘sortuda’ que não sofre de TPM, aumente o consumo de alimentos que fortaleçam o fígado, como: aveia, maçã, ervilhas secas, feijão carioca e feijão azuki, inhame, e sementes (de gergelim, de girassol e de linhaça), além da já conhecida soja. Também nessa fase, aumente o consumo de água, água- de- coco e chás, principalmente erva- doce, dente- de- leão (que parece um chá de cacau!) e chá verde – mas não ultrapasse 1 xícara de chá verde por dia nessa fase por causa da quantidade de cafeína presente nele. Esta, na verdade, deve ser excluída. Como ela está presente no chocolate, em refrigerantes de cola, no achocolatado, em chás preto e verde, em bebidas energéticas (que as meninas tomam na balada e às vésperas de prova) e, claro, no café, opte pelo café descafeinado ou, melhor que isso, pelos chás de erva- doce e dente- de- leão e substitua, nessa fase, seu leite com achocolatado, por vitamina de frutas com linhaça. Com relação ao chocolate, coma o amargo – ele também tem cafeína mas ela é compensada com a quantidade de antioxidantes que temos no cacau (antioxidantes substâncias a favor de nossa saúde e bem- estar). Outras opções como banana coberta com chocolate e barras de cereais com chocolate também são escolhas mais saudáveis e que ajudam a deixar a alimentação mais agradável nesta fase nem tão agradável assim. Também fuja de fastfoods e frituras – além de deixá- la mais inchada do que já está, a gordura, principalmente nessa fase, só aumenta a irritabilidade e a cólica. Do restante, aproveite a vida, afinal a TPM não será mais tão desgastante como costumava ser. E, como está um pouco sensível, aproveite para passar uma tarde em casa, tire um ‘cochilo’, leia um livro ou assista a um bom filme. Nos próximos dias, tanto pelo descanso quanto pela boa alimentação, você voltará à rotina ‘tinindo’ de alegria e disposição. Pode apostar!! DRA. PATRÍCIA MILARÉ LONARDONI NUTRICIONISTA CLÍNICA, MATERNO- INFANTIL, FUNCIONAL, ESPECIALISTA EM NUTRIÇÃO NO EXERCÍCIO E NO ESPORTE Fone(19): 3443- 3236 –e-mail: patricia.milare@itelefonica.com.br
 
 
Estética e Alimentação Natural - parte II

Dando continuidade às preciosas dicas para que você termine seu tratamento estético com um resultado final nota 1.000, vamos começar a batalha contra a flacidez da pele. Por isso, se o seu desejo (ou tratamento) é para reduzir ou prevenir a flacidez da pele – consuma aveia - ótima fonte de silício, mineral que faz parte do colágeno (uma das proteínas responsáveis pela sustentação da pele. Não menos importante para prevenir a flacidez da pele estão as frutas roxas, pretas e vermelhas. Amora, uva vermelha, acerola, framboesa, berinjela (casca), açaí: contém flavonóides do tipo antocianidinas (responsáveis pela coloração vermelho escura, azul e violeta de certos vegetais), que também participam da manutenção do colágeno. Também o trigo integral (e tudo o que é feito com ele – pães, massas, tabule, saladas...) tem alta concentração de magnésio. Este mineral ajuda a manter o equilíbrio hídrico da pele, e com isso, preserva a hidratação e maciez. Se o seu tratamento (ou seu desejo) é diminuir a lipodistrofia ginóide ou hidrolipodistrofia ou ainda, a famigerada celulite – consuma inhame. Ele contém fito estrógenos que ajudam a manter nossos níveis de estrogênio (principal hormônio feminino) adequado. Estrogênio nem de mais, nem de menos, deixa a celulite beeem longe... Além do inhame, a semente de uva também é aliada contra a celulite, pois concentra polifenóis – eficiente na prevenção das desagradáveis ‘covinhas’. Porém, esses estudos mostraram que devemos comer a fruta com a semente. Anote este detalhe!! Chá de cavalinha, além de ser diurético, contém silício, que ajuda a manter a estrutura da pele firme e a reduzir a celulite. Se o seu desejo (ou tratamento) é para reduzir ou prevenir acne – consuma gengibre. Além do zinco, o ‘assassino’ de bactérias, ele ainda contém potentes antioxidantes – lembre- se do artigo de “Estética e alimentação” – parte I: antioxidantes contribuem com nosso rejuvenescimento e célula rejuvenescida é sinônimo de pele rejuvenescida, cabelos rejuvenescidos, músculos, rejuvenescidos, imunidade rejuvenescida, articulações rejuvenescidas.... A soja, os feijões (branco, preto, carioca, vermelho, azuki, verde...), as ervilhas, a lentilha e o grão- de- bico: contém cobre, que também participa da diminuição dos processos inflamatórios, tal como a acne, além de equilibrar a quantidade de zinco de nosso organismo. Contra a acne, consuma também a linhaça. Composta de ômegas, ajuda a equilibrar a proporção de ômegas 3 e 6, inadequada na alimentação da maioria das pessoas. Quando adequada essa proporção, reduzimos inflamações como acne e obesidade. DRA. PATRÍCIA MILARÉ LONARDONI NUTRICIONISTA CLÍNICA, MATERNO- INFANTIL, FUNCIONAL, ESPECIALISTA EM NUTRIÇÃO NO EXERCÍCIO E NO ESPORTE Fone(19): 3443- 3236 –e-mail: patricia.milare@itelefonica.com.br

 
 
Estética e Alimentação Natural - parte I
Tratamentos a laser, cosméticos, programas personalizados de atividade física nas academias, cirurgias plásticas... cada vez maior é a procura do brasileiro por tratamentos estéticos. Mas, com alimentação adequada, os resultados, além de eficientes, são conquistados em tempo menor. OBA!! Então, se você está pensando em iniciar um tratamento estético, já iniciou, ou está em fase final, ainda dá tempo de colocar em práticas dicas preciosas para um melhor resultado final. A primeira e geral recomendação para uma alimentação mais saudável continua sendo a mais natural e integral possível: baseada em frutas, verduras e legumes frescos, com grãos integrais, evitando produtos muito processados e com aditivos artificiais (como corantes, conservadores, emulsionantes artificiais, entre outros). Vamos para as próximas recomendações: Se o seu tratamento (ou seu desejo) é diminuir rugas – consuma cacau. Com catequinas e procianidinas em sua composição, ambas as substâncias agem na manutenção da pele saudável por protegerem sua estrutura (as catequinas ajudam a manter o colágeno ativo e as procianidinas fazem o mesmo com a elastina – sem colágeno e elastina, nossa pele envelhece e fica flácida). Já que tocamos no assunto de pele que envelhece, vamos dar continuidade ao assunto e unir a ele o tão indesejado envelhecimento precoce. Se o seu tratamento (ou seu desejo) é combatê- lo – consuma grãos integrais (feijões, arroz integral, soja, quinua, etc): fontes de zinco, esses alimentos repõem em nosso corpo esse importante mineral responsável pela neutralização de certos radicais livres – aquelas substâncias que nos fazem envelhecer e adoecer, dentre muito outros males. Também nossa aliada quando o assunto é prevenir o envelhecimento (seja ele precoce ou não), a Castanha- do- Brasil (ou do- Pará) tem alto teor de selênio, antioxidante importantíssimo para o rejuvenescimento celular. Célula rejuvenescida é sinônimo de pele rejuvenescida, cabelos rejuvenescidos, músculos, rejuvenescidos, imunidade rejuvenescida, articulações rejuvenescidas.... Vale lembrar que as demais oleaginosas (castanhas, nozes, amêndoas) também são fontes de antioxidantes que nos rejuvenescem por inteiro! As folhas verde-escuras também são fundamentais, dentre outras funções, pela presença da luteína, um antioxidante essencial na nossa alimentação por não ser produzido pelo nosso organismo. Ele ajuda a prevenir doenças dos olhos e do coração, além de proteger a pele contra os efeitos nocivos do sol e do envelhecimento precoce. DRA. PATRÍCIA MILARÉ LONARDONI NUTRICIONISTA CLÍNICA, MATERNO- INFANTIL, FUNCIONAL, ESPECIALISTA EM NUTRIÇÃO NO EXERCÍCIO E NO ESPORTE Fone(19): 3443- 3236 –e-mail: patricia.milare@itelefonica.com.br
 
 
Ingerir cereais diminui risco de doenças

A ingestão de cereais integrais pode contribuir para a redução do risco de doenças cardiovasculares, diabetes e obesidade. Mas, um erro recorrente é pensar que todo cereal é integral.

Muitas pessoas costumam comer, principalmente pela manhã, certos cereais como flocos de milho. Este tipo mais comum de alimento é produzido da parte mais interna do grão refinada, onde se concentra o amido. Já os integrais são formados por três camadas: o farelo, comumente chamado de casca; o endosperma, que é o intermediário, e o gérmen, mais interno.

Por ser o grão completo, o cereal integral é mais nutritivo, pois contém substâncias como antioxidantes, vitaminas, minerais, fibras, proteínas e lipídios.

Justamente por isso, as pessoas demoram mais para sentir fome, o que auxilia no controle do peso. Outro fator predominante para reduzir os riscos da obesidade é que as fibras dos cereais integrais estimulam a produção de hormônios da saciedade.

 
 

 


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